quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tabernáculo - Vestes Sacerdotais - Cap.30 - Parte I


EX 28.4-35; 39.1-32
As Peças em Geral – Ex 28.4, 28, 40-42
O Peitoral, o Éfode com o Urim e o Tumim e as pedras de engaste, o Manto, a Túnica Bordada com os Calções e um Cinto, e a Mitra com a sua Lâmina de ouro, e, as Tiaras (v.36-39, 40).

Os Materiais – Ex 28.5
As vestes dos sacerdotes eram de ouro, o azul, a púrpura, o carmesim e de linho fino torcido.

A Representação dos Materiais
O ouro representa a divindade de Cristo, o azul aponta o fato que Cristo é dos céus, a púrpura lembra-nos de reis, o carmesim manifesta a humilhação de Cristo na Sua morte e o linho fino torcido ensina-nos da Sua justiça e a Sua pureza, pois o linho fino era branco.
Imagine a confusão e ilógica que seria para um sacerdote aproximar-se de Deus com qualquer roupa e de qualquer maneira. A glória da obra e a glória do lugar exigem vestes à nível desta glória.
Não adoramos, nem servimos o Santo Deus sem santidade (Hb 12.14; Sl 66.13) Deus é Espírito e importa a Ele ser adorado em espírito e em verdade (Jo 4.24).
Como é o seu espírito? Lavado? Usado para a Sua glória? A sua adoração espiritual é conforme a verdade?

As Peças Individualmente Descritas e a Simbologia de Cada Uma – Ex 28.6-43
O Éfode – Ex 28.6-14
Mesmo sendo o peitoral, com suas pedras de engaste, mencionado primeiro na lista (Ex 28.4), o éfode é descrito primeiro (Ex 28.6-14). Por isso aprenderemos dele primeiro.
O éfode era a parte exterior, a última peça das vestes sacerdotais, era uma peça comum de todos os sacerdotes (I Sm 22.18). Até Samuel, sendo ainda jovem foi “vestido com um éfode de linho” (I Sm 2.18). Todavia, para o Sumo Sacerdote, era reservado o éfode com matérias preciosas.
O éfode das vestes sagradas, como o peitoral, era composto de todo o tipo de material reservado para as vestes sacerdotais (Ex 28.6). O éfode representava a divindade de Cristo (ouro), a origem de Cristo, dos céus (azul), a Sua realeza (púrpura), a Sua humilhação na morte (carmesim) e a Sua justiça e pureza (linho fino torcido de cor branca).
O oficio sacerdotal cuida da aproximação a Deus do pecador arrependido e a comunhão com Deus pelos pecadores perdoados. Pelo fato das vestes do sacerdote incluir aquilo que aponta à divindade (ouro), origem celestial (azul), posição de realeza (púrpura), pureza e justiça (linho fino torcido), beleza e preciosidade (obra esmeralda) e também aquilo que representa a morte (carmesim), a alta qualificação do sacerdote é ensinada.
Deus não aceita aquele que chame a si mesmo para essa posição (que alguns auto-proclamados apóstolos fazem hoje) e nem qualquer um que a ‘igreja’ possa estabelecer nessa posição (como faz a igreja católica). Pastor, padre, apóstolo, profeta, presbítero, ancião, freira, monge ou ‘santo’ nenhum podem servir nesse ofício exclusivo. São todos desqualificados para serem O Mediador aceito por Deus. As vestes sacerdotais apontam ao alto padrão de qualificações que Deus estipulou para O Mediador que agrada Ele. Aquele em quem você tem esperança para agradar Deus em seu lugar preenche todas as qualificações que Deus pede para ser aceito como mediador?
Somente Cristo é Mediador qualificado! Ele é Deus (ouro - Mt 1.23, “Deus conosco”; Is 9.6, “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”). Cristo veio dos céus (azul - Jo 6.38, “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”). Cristo será feito Rei dos Reis no Seu Reino literal (púrpura - I Tm 6.15; Ap 17.14; 19.16). Somente Cristo é sem pecado e inocente (linho fino torcido - Hb 7.26, “Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus”). Este Mediador é o resplendor da glória de Deus (obra esmeralda - Hb 1.3) e somente Este Substituto, o Eleito de Deus, poderia satisfazer Deus no lugar dos que o Pai Lhe deu (carmesim - Is 42.1, “meu eleito”; Jo 6.39, “Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia”; Is 53.10, 11, “Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si”). Você tem crido nEste? Este lhe representa?

As Duas Ombreiras com as Suas Duas Pedras de Ônix, O Cinto do Éfode e as duas cadeiazinhas de ouro – Ex 28.7-12
Há um modelo exato dado por Deus a Moisés no monte Sinai para o Tabernáculo e “todos os seus pertences” (Ex 25.9). Segundo este modelo os artífices trabalharam “para que façam tudo o que te tenho ordenando” (Ex 31.6). As vestes sacerdotais faziam parte deste modelo sagrado (Ex 25.7; 31.10). O fato que o modelo era detalhado e os artífices capacitados especialmente pelo Espírito de Deus (Ex 31.3-6) nos ensina a “decência e a ordem” que Deus pede na igreja (I Co 14.40, “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”; I Tm 3.15, “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade”), tanto adora um Deus de decência e ordem (II Sm 23.5, “Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar”), quanto é por Seu Espírito. Há detalhes na ordem que Deus pôs todas as coisas e que são importantes a considerar em relação à adoração correta, mas tal assunto não é nosso neste contexto. O Jesus Cristo é o assunto e estes detalhes apontam às Suas perfeições.
As duas ombreiras com as duas pedras de ônix terão gravados nelas “os nomes dos filhos de Israel” (Ex 28.9-12). Como as pedras preciosas foram minadas da terra, o povo de Deus, apresentado por Cristo, vem de pó. Sem Cristo estávamos andando “segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.2-10).
O propósito das duas ombreiras é para unir o éfode (Ex 28.7) e para levar os nomes dos filhos diante do SENHOR para memória (Ex 28.12). Foi dito de Cristo que o “principado está sobre os seus ombros” (Is 9.6) pois Ele apresenta-nos diante de Si mesmo como Representante e ao Pai como Advogado, “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.25-27). Temos em Cristo a união com Deus e estamos preciosos diante de Deus.
Você é levado por Cristo diante de Deus para memória? Ou somos levados diante de Deus por Cristo pela graça de Deus ou somos separados dEle com a Sua ira permanecendo sobre nós (Jo 3.36).

O Cinto do éfode era glorioso também. O Alfa e o Ômega, que conversava com João era cingido com um cinto de ouro também (Ap 1.13) mostrando a Sua divindade vista e exercitada em toda direção ao redor dEle. Temos um Grande Sumo Sacerdote em Jesus Cristo, e tendo tal Representante e Advogado “retenhamos firmemente a nossa confissão” (Hb 4.14).

O Peitoral e As Suas Pedras de Engaste – Ex 28.15-29
As vestes do sumo sacerdote “são para glória e ornamento” (Ex 28.2). A primeira parte das vestes mencionadas é o peitoral que contém essas pedras de engaste (Ex 28.4). O peitoral, com as suas doze pedras de engaste, era a parte primordial e a mais cara de todas as vestes. As outras partes das vestes eram secundárias, dando assim bases pelas quais o peitoral se apoiava.

Autor: Pr. Calvin Gardner

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